top of page
Buscar
Foto do escritorFernanda Aguiar

Descubra o que é uma crença e como ela limita nosso autodesenvolvimento.




Você sabia que as crenças limitantes causam ansiedade e sofrimento emocional?



Você sabe como um elefante é treinado para apresentar espetáculos ou ser transporte de pessoas, em lugares turísticos?

Trata-se de um condicionamento bastante brutal. Ele é amarrado com uma corda, ainda bebê, de maneira a aprender as posições. Esse ritual "quebra" o espírito aventureiro do jovem elefante, fazendo-o acreditar na sua impotência, mesmo sendo um animal robusto.


O mais curioso é que, à medida que o elefante vai ficando mais velho, acaba por condicionar-se à prisão, mesmo estando contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas, uma pequena estaca cravada no solo.Então como é que ele não foge? Ele realmente acredita na sua impotência e que não consegue enfrentar mais a situação imposta!


Você percebe como isso também acontece conosco? Quando deixamos que uma crença que nos limita, seja um condicionante para a vida.

A origem dessas crenças limitantes geralmente está na infância ou na adolescência.

No entanto, relacionamentos tóxicos, amizades opressoras ou vínculos emocionais destrutivos, já na fase adulta, também podem ocasionar essas raízes que acabam originando comportamentos que podam nosso autodesenvolvimento


Crianças que foram excessivamente comparadas com outras, ou não elogiadas, ou ainda negligenciadas em suas emoções, pois não foram acolhidas em momentos difíceis, são as mais propensas a se tornarem adultos ansiosos, com obsessão em agradar aos outros, inseguros, com muito medo de errar, exigindo perfeição em seus resultados. Tendo uma enorme dificuldade com seu desenvolvimento emocional.


Muitas vezes acreditamos fortemente que não vamos conseguir, que não seremos bons o suficiente, que não podemos ter algo, que não nascemos para liderar pessoas, porque ouvimos algo que consideramos uma verdade, por ter vindo de alguém que nos influenciou. Neste caso, a corrente da estaca ficou gravada na nossa memória ao ponto de nos condicionarmos nessas barreiras e nem acreditarmos numa nova perspectiva.


A saída para essa situação é, sem dúvidas, o autoconhecimento, o reconhecimento da crença e o trabalho de ressignificado nela.

Significa que você precisa assumir a liderança da sua vida e desenvolver a maturidade emocional.

Isso não é automático ou intuitivo, mas é possível.


Um bom início de caminho é pensar que a situação que ocorreu neste passado pode ser transformada, pois não é uma verdade sobre você ou uma certeza de quem você seria. À medida em que caminhamos na vida, muitas coisas se transformam e aquela pessoa que fomos não é mais essa que está aqui, que já tem uma história a ser respeitada. Pense nisso!


Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, deixe seu comentário ou sua dúvida, terei imenso prazer em te responder. Você também pode me encontrar no Insta acessando aqui .


Um grande abraço!



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page